Capítulo 23 - San Martin Del Camino / Astorga
- alexnoguchi2
- Jun 12
- 3 min read
Updated: Sep 19
12/junho/2025
Agora com as fotos.
Acordei às 5:00 am, com alguém se arrumando para sair. A pessoa foi rápida e consegui voltar a dormir até às 6am. Cumpri meu ritual matinal e coloquei o pé na estrada literalmente. O albergue ficava na beira da rodovia e andei 7 km até ‘Hospital de Órbigo’, onde encontrei o Marcio. Ele já tinha tomado café da manhã mas me esperou e saímos juntos para a segunda perna.

Na saída da cidade avistamos um cenário diferente. Tratava-se de uma área destinada a competições de “justa” (luta medieval entre dois cavaleiros montados segurando uma lança e um escudo). Tinha até cartaz com fotos recentes de competições. Quem assistiu ao filme “Coração de Cavaleiro” sabe do que estou falando.


Depois passamos direto por ‘Villares de Órbigo’ e paramos rapidamente em ‘Santibañez de Valdeiglesias’, para eu tirar minha jaqueta e converter minhas calças em shorts. O Marcio aproveitou para pegar água e tirar uma pedra da bota. No meio da última perna, de 8km, o Marcio precisou parar para descansar. Eu disse que ia seguir e ficamos de nos encontrar no albergue.
Cheguei em Astorga por volta de 12:30pm. O albergue era enorme, com 144 camas, e ficava bem na entrada da cidade. Disseram-me que era um hospital e depois foi remodelado para atender os peregrinos. Por coincidência havia um outro brasileiro, chamado Guilherme, fazendo check-in e a hospitaleira, também brasileira, nos colocou no mesmo quarto. Pouco depois, mais uma coincidência, ela trouxe o Juan Jose para o mesmo quarto. Essa será a última noite dele conosco, pois acabou de completar o Caminho. Ele já percorreu o trecho de Astorga até Santiago três anos atrás. Ele estava muito satisfeito e iria voltar para Madrid no dia seguinte pela manhã.

Como havia uma fila meio grande para tomar banho eu fui almoçar e beber uma cerveja. Mandei mensagem pro Chris Polaco e ele apareceu cinco minutos depois. Comi uma costela de porco e somente depois me lembrei que o Juan Jose havia dito que eu precisava comer um “cocido maragato” na cidade. Ficou para o jantar.

Depois de cerca de 1 hora apareceu o Marcio, que se sentou e almoçou conosco. Bebemos um pouco e fomos visitar a cidade. A Catedral é muito bonita e fica ao lado do Palacio Episcopal de Antoni Gaudí. Eu fiquei impressionado com o tour virtual disponível em óculos VR para os visitantes. Parecia que eu estava voando dentro da nave. Pena que as fotos abaixo não conseguem passar a mesma sensação.

Voltei para o albergue para finalmente tomar meu banho e descansar um pouco. Não tinha ninguém nos chuveiros, mas quando saí tinha um cara aguardando. Quando deu o horário do jantar chamei o Chris e rapidamente encontramos um lugar que servia “cocido maragato”. Veio muita comida. Quem me conhece sabe que eu não sou de fazer feio, mas desta vez deixei sobrar bastante. O Marcio se juntou a nós para um cerveja e o Juan Jose também passou rapidamente para elogiar meu prato.

Quando já tinha terminado de jantar vi a Kas (USA) sentada sozinha do outro lado da praça. Convidei-a a se juntar a nós e ela aceitou. Já tínhamos nos visto em outros dias mas nunca tínhamos conversado. Ela disse que acabou de terminar a faculdade e decidiu fazer o Caminho antes de iniciar a carreira.

Conversamos bastante sobre as descobertas e respostas que encontramos enquanto caminhamos. Ela me contou que já encontrou algumas respostas, depois ouviu meus relatos e me fez uma pergunta bem simples que eu não soube responder. Ela queria saber se eu tinha algum arrependimento na vida. Eu disse que ia pensar sobre isso na caminhada de amanhã e responderia depois.
Agora estou me preparando para dormir e estou ouvindo uma algazarra no andar de cima. Tem um grupo de cerca de 50 crianças de uma escola do fundamental no albergue. Até fui ver o uniforme para checar se não era a turma do Miguel de Cervantes, mas se trata de uma escola da própria Espanha. Vou usar meus fones para abafar o barulho.
Mais um dia cansativo e feliz.
Buen Camino
Obs: o Whitesnake é uma das minhas bandas favoritas. E essa música tem uma letra que se encaixa perfeitamente na jornada que estou enfrentando no Caminho.



Comments