top of page
Search

Capítulo 21 - Puente Villarente / León

  • alexnoguchi2
  • Jun 10
  • 4 min read

Updated: Sep 19

“And have you any dreams you'd like to sell?”


10/junho/2025


Acordei super feliz porque consegui dormir até as 6am. Impressionante. Acho que todos no albergue iam fazer uma caminhada curta (10,5km) até León e decidiram dormir até mais tarde. O Chris e o Leon, por exemplo, estavam dormindo quando eu saí às 6:30am. Eu sabia que ia chegar muito cedo no meu destino mas queria evitar ao máximo o calor.


Cheguei rapidamente em León, por volta das 10:30am. Não vou dizer que foi fácil, porque realmente não foi. Mas foi rápido e não exauriu totalmente minhas energias. Também posso dizer que o fator psicológico é muito forte nessas caminhadas. Quando vejo que estou chegando, o corpo já começa a amolecer, mesmo sendo 1/3 de um dia comum. Se eu tivesse programado de passar batido por León, com certeza, chegaria em outras condições.


A cidade ainda estava dormindo quando cheguei. Impressionante como a Espanha tem um horário comercial tão diferente do Brasil. As lojas, comércios, restaurantes todos fechados. Cheguei no hostel e a moça da limpeza abriu a porta para mim. Pedi para deixar a minha mochila dizendo que tinha reserva e voltaria por volta das 1pm para fazer o check-in. Ela guardou direitinho e anotou meu nome. Livre do peso extra fui conhecer a impressionante Catedral gótica, Santa María de Regla de León, com 90m de comprimento, 30 de largura e torres de 68m de altura. Impressionante! Vejam a foto abaixo.


Catedral Santa Maria de Regla de León
Catedral Santa Maria de Regla de León

Depois, como ainda estava cedo fui ver a ‘Casa de Botines’, projetada por Gaudy e no meio do caminho encontrei o Chris e o Leon. Fomos beber uma cerveja enquanto eles aguardavam o albergue municipal abrir.


Casa de Botines
Casa de Botines

O Chris estava muito triste porque tinha perdido o cachecol que o acompanhava há 14 anos. Eu disse a ele que provavelmente algum peregrino ia pegar e levar até algum albergue. Fiquei de verificar no meu e o avisaria caso encontrasse. Eis que, depois de cerca de 20 minutos, apareceu um casal e entregou o cachecol a ele. Vejam só a cara de felicidade dele na foto abaixo.


O Chris quase chorou quando recebeu o cachecol de volta
O Chris quase chorou quando recebeu o cachecol de volta

Pouco depois apareceu a Noemi, que veio se despedir. Ela ia pegar o trem de volta para Barcelona, pois amanhã voltaria ao trabalho. Uma pena! Mas é assim mesmo. Uma hora o Caminho acaba e cada um segue seu rumo. Vou sentir muita falta dela.


Última foto com a Noemi
Última foto com a Noemi

Enquanto bebíamos cerveja passou um pequeno trenzinho na frente da Catedral trazendo alguns turistas. E reconhecemos o Dave e o Matt dentro de um dos vagões. Esses são os dois caras mais malucos do Caminho. Foi muito engraçado.


Quando chegou o horário de abertura do albergue, o Leon e o Chris saíram para deixar as mochilas e tomar banho. Eu fiquei esperando o restante da turma chegar. Geralmente eu chego desesperado por um banho, mas dessa vez eu estava pouco suado e aproveitei para estudar o trajeto do dia seguinte. Em poucos minutos chegou a Julia (Áustria) que eu não via há dias. Adoro ela. O Leon voltou junto com ela pois ambos estavam procurando um airbnb para dividir e passar 2 dias na cidade. Eles planejaram um “day off”, em uma cidade grande, tal como o Guy e a Zuzana. O pessoal está precisando de um descanso. 😅


Depois de almoçar um “dogtopus” (hot dog de polvo) eu fui pro meu hostel, tomei banho e descansei um pouco. Após um breve cochilo fui lavar roupas, pois não tinha mais camisetas limpas. O calor estava de matar e fiquei feliz por ter ficado em León, mesmo tendo “perdido” metade de um dia. Foi a decisão correta.

Dogtopus (hot dog de polvo)
Dogtopus (hot dog de polvo)

Enquanto a máquina lavava a roupa fui até o mercado para comprar pimenta e cerveja para o jantar com a turma. Ainda havia tempo livre então fui ver a Basilica de San Isidoro. Essa igrejas antigas da Europa, todas de pedra, são realmente impressionantes.


Basilica de San Isidoro
Basilica de San Isidoro

O jantar foi maravilhoso. O Guy cozinhou uma shakshuka muito boa. Estava apimentado na medida certa, tinha uma salada fresquinha de acompanhamento e de sobremesa melancia. Estávamos eu, Guy, Zuzana, Maddie, Coleman e Guillaume (França). Falamos sobre experiências e curiosidades do Caminho, tais como pessoas que foram expulsas do albergue por roncar muito alto 😳 e outras que dormiram do lado de fora porque não respeitaram o horário de fechamento dos portões 🤦.


Shakshuka
Shakshuka

Terminamos cedo o jantar porque amanhã tem mais. E haverá uma bifurcação onde precisaremos escolher entre o caminho tradicional, mais curto e movimentado, porém monótono (ao lado da rodovia) ou o caminho alternativo, mais agradável, pois passa pelos campos, mas é 4km mais longo. Amanhã conto para vocês qual foi minha decisão.


Buen Camino!



Obs: a música ‘Dreams’ do Fleetwood Mac é de 1977 e Stevie Nicks disse que a compôs em 10 minutos. Eu escolhi colocar o link da versão executada pela banda Irlandesa The Corrs porque o violino da Sharon me agrada muito.


 
 
 

Comments


bottom of page