Capítulo 32 - Palas de Rei / Arzúa
- alexnoguchi2
- Jun 21
- 3 min read
Updated: Sep 19
21/junho/2025
Hoje acordamos cedo por conta da bagunça que a criançada fez na rua às 5am. Eles devem ter acordado às 4:30am. Como estava muito calor todas as janelas do albergue estavam abertas, então parecia que os estudantes estavam ao nosso lado. E de fato estavam, só que um andar abaixo. Enfim, dormir em albergue tem esses inconvenientes.
Hoje andamos 29km e amanhã vamos repetir a dose. O plano original era andar 20km amanhã, mas decidimos seguir um pouco mais e dormir em Lavacolla. Dessa maneira, esperamos evitar a muvuca pois não é uma parada oficial do Caminho. E na segunda-feira teremos que percorrer apenas 10km até Santiago de Compostela. Isso significa que chegaremos no destino final da peregrinação antes das 10am e poderemos pegar a Compostela com calma e aproveitar o resto do dia para relaxar e comemorar.
Hoje o calor deu uma trégua e o Caminho não estava muito barulhento. Óbvio que sempre tinha algum peregrino por perto, mas eu até consegui meditar um pouco. Saí com a Zuzana e seguimos juntos por cerca de duas horas até que achamos um lugar para tomar café da manhã. A Julia e a Maria apareceram quando eu estava saindo e as deixei com a Zuzana. Segui por cerca de mais 2 horas até que parei para comer uma maçã. Encontrei o Chris Polaco e tomamos uma cerveja.

Os 10 km finais foram mais tranquilos e eu consegui entrar na zona de “flow”. Cheguei em Arzúa por volta de 1:30pm e encontrei novamente o Chris, que estava bebendo esperando o albergue dele abrir. Eu fiquei com ele até às 2pm e depois fui fazer meu check-in em outro albergue na mesma rua. Tomei minha ducha e lavei roupa. Nesse meio tempo apareceram a Zuzana, a Julia, o Leon e o Leandro. Todos no mesmo albergue.

Fomos almoçar e eu comi navajas, seguindo a dica que o Juan Jose tinha me passado antes de voltar para Madrid. Nunca tinha provado e achei muito gostoso. É um tipo de marisco, mas o sabor é muito mais parecido com o de lagosta.
Como na cidade não havia rio fomos até a praça em frente à igreja e ficamos vendo o movimento de pessoas. Parece que havia uma missa de celebração de crisma, pois havia várias pessoas bem arrumadas (ao contrário dos peregrinos 😅).

Quando deu o horário do jantar o grupo se dividiu. A Zuzana, Maria José e Leandro foram ao mercado comprar algo saudável. Eu, Chris, Julia e Leon fomos comer kebab. Enquanto esperávamos a comida jogamos bilhar em uma mesa que havia no local. Foi super divertido. E quando a comida chegou estava tudo muito gostoso. Foi bom e barato.


Voltamos para o albergue e eu tomei outro banho antes de me deitar. Arrumei a mala para agilizar a saída no dia seguinte e escrevi meu blog diário. Estamos quase terminando. Já percorremos 760km e faltam apenas 40km. Eu disse ao grupo que quando chegar na Catedral de Santiago vou ajoelhar e chorar. Mas não vou comemorar antes do tempo. Ainda faltam dois capítulos e o epílogo.
Buen Camino
Obs: Stargazer conta a história épica de um feiticeiro que escraviza uma multidão para construir uma torre que o permita alcançar as estrelas. A voz de Ron James Dio nesta música é simplesmente sensacional.



O Hiltinho comentou do seu blog e comecei a acompanhar aqui, Magoo
Boa sorte nessa sua caminhada 👊🏼
Abs
😮 já está no trecho final!!! Que demais. 👏🏻👏🏻👏🏻